Opera, o melhor navegador para Windows

Não sou o primeiro e nem serei o último a escrever um artigo sobre o Opera. Mas, se conseguir persuadir ao menos um leitor a utilizá-lo, ficarei honrado.

Acho que poucos usuários médios(+) ainda utilizam o Internet Explorer. Mas, para quem não sabe, possui uma série de falhas na interpretação de códigos e na segurança. Além de tudo, seus recursos são extremamente limitados, sem nenhuma particularidade ou inovação, encontrados até mesmo no KidRocket Kids Browser.

Mas, quem eu vejo como o grande inimigo do Opera é o adorado Firefox. Sim, o FF é revolucionário. Fez todos lembrarem que alternativas para o IE existem (e são muito superiores) na época onde este encontrava-se na liderança, totalmente isolada, de escolha dos usuários. Rapidamente, a popularidade da raposa foi crescendo, crescendo, crescendo… ainda cresce! Fui um fiel adepto e convenci muitas pessoas a deixarem o IE de lado.

Mas, um belo dia, o atualizei para a versão 2.0 e, que decepção! O navegador símbolo da velocidade passou a utilizar mais memória, a travar meu computador quando abusava do recurso de abas. Na versão antiga, poderia abrir quantas desejasse, a qualquer momento e na velocidade que eu quisesse e raríssimos foram os momentos de pane. Se a atualização não mostrou progresso pra mim, não deveria mais usá-lo.

E foi quando tive meu primeiro contato com o Opera. Paixão a primeira vista, me lembro muito bem. Rapidamente fui avalias seus recursos e, me chamou a atenção a configuração de aparência. Logo, alterei o skin do programa (para meguiddo1_4) e fui personalizar minha barra de favoritos. A prática com que o Firefox fazia isso me surpreendia. Uma barra, abaixo da barra de endereços, com os ícones de todos os sites que eu desejaria visitar, me facilitava muito a vida. No Opera, há esse recurso. E, muito melhor. Existem diversas barras e seu ícone pode ficar no lugar em que você desejar.

Mas, muitos sites eu apenas utilizava para realizar buscas. E o Opera também facilitou essas buscas através do “criar mecanismo de busca”, que gera, a partir do campo selecionado de um formulário qualquer, um mecanismo similar aos que ficavam no canto superior direito do FF, para busca rápida.

Após um tempo, me apaixonei pela facilidade do leitor de feeds e sua integração com o interessantíssimo cliente de e-mail. O prático gerenciador de transferências e a magnetude de poder realizar downloads através de torrents, no próprio navegador, confirmaram meu fanatismo justificado pelo navegador.

É claro: nem tudo é perfeito. A configuração do cliente de e-mail é bem superficial, os widgets disponíveis não me agradam, o sistema de notas é simplório, … mas tudo é compensado com ferramentas como tradução, busca e enciclipédia (a partir de um texto selecionado) e, com o que eu ainda não havia falado, a VELOCIDADE que o navegador reproduz os sites.

Se você fizer o download e, por algum motivo, não passar a usá-lo, pode vir aqui reclamar comigo que eu te pagarei uma indenização milhionária.

Abraços

3 comments so far

  1. Rafael Oliveira on

    Sem dúvida o Opera é excelente, mas uma coisa ainda me prende no Firefox… Os plugins. Principalmente os voltados a desenvolvimento web. Sinto uma falta enorme disso no Opera.

    Tenho usado muito ele para navegar ultimamente, mas não consigo me migrar para ele definitivamente.

    Acho que o principal diferencial entre a popularidade do Opera e do Firefox é culpa da propaganda. O FX tem uma propaganda bem mais efetiva e o Opera é praticamente um “browser geek”, excelente, sem dúvida, mais ainda restrito a “geeks”.

    Detalhe, a abreviação de Firefox é FX =P

    Abraços!

  2. Caio on

    oi amigos,

    sou adepto do opera desde seu “inicio” (versão 7.0, ou 6.0, n me lembro… q vinha junto com kurumin)
    a primeira impressão foi a de um browser normal, com um cliente de e-mail, e um gerenciador de downloads, e sem falar um pokinho bonitinho em relação ao konqueror (navegador KDE)

    depois de alguns anos, uma nova versão, e alguns skins, decidi dar uma chance ao novo navegador, e comecei a utilizar os recursos que ele tinha…

    hoje ele é um recurso basico tanto no Windows, como no Linux. sem duvida nenhuma o melhor navegador, ainda com suporte para dispositivos (opera mini, opera mobile)

    o opera foi um marco na historia dos navegadores, sem muito barulho, nem alvoroço vem marcando época…

    espero que tenham gostado desse software de qualidade e acima de tudo FREE! 😛
    (antigamente era shareware)

  3. Carol on

    O Opera é o melhor browser que já usei…

    Uso ele a mais ou menos 3 anos, e é impossível depois de passar pelo menos uma semana (claro, com um dia não dá pra perceber “todas” as suas funcionalidades né minha gente!) usando ele, e não se apaixonar, e migrar de vez. 😀

    Depois dele nunca mais pensei em outro navegador!
    Ele é ótimo, porque além de ser super leve, carrega muito mais rápido as páginas da internet, tem notas (adoooro! É super útil pra mim.), o gerenciador de downloads é mto bom – já vem com torret, e possíbilidade de pausar um download para continuar depois, e muitas outras utilidades.
    Sem contar que a personalização dele é bem fácil. 🙂


Deixe um comentário

